Find us on Google+

Widgets

Já fui ver o "Homem de Ferro" e só posso recomendá-lo a todos. É muito bom.



Homem de Ferro (2008)- Iron Man
Realizador: Jon Favreau
Intérpretes: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow,Terrence Howard,Jeff Bridges.

Sinopse: O milionário criador de armamento Tony Stark (um recuperado Downey Jr.) para o exército dos EUA é capturado por terroristas, como objectivo de o forçar a construir armamento para os seus captores. Stark, ferido com estilhaços no coração, tem que estar ligado a um aparelho que afasta os fragmentos de metal do seu órgão vital. Enganando o inimigo, Stark ousa construir em segredo uma armadura poderosa que lhe permite escapar do cativeiro. Depois da fuga, Tony decide compensar os que sofreram com as armas que criou ao longo dos anos e foram parar a mãos erradas e torna-se o Homem de Ferro, no interior de uma armadura muito mais avançada, com a ajuda de Jim Rhodes (Howard) e a sua secretária pessoal “Pepper” Potts (Paltrow). Mas uma ameaça surge no horizonte, quando Obadiah Stane (Bridges), o Monge de Ferro tenta obter a tecnologia de Stark para construir um exército imparável. É a oportunidade de Tony se redimir.

Opinião:
Como ouvi referir num podcast, o filme devia-se ter chamado “Tony Stark: Iron Man”, porque Tony Stark - o genial criador, multimilionário e playboy, encarnado na perfeição por Robert Downey Jr. – é a alma deste filme. O argumento foi bem devenvolvidos, sem pontos mortos, equilibrando na perfeição diversos registos: é engraçado quando deve ser engraçado, brutal quando tem que ser brutal.
A película retrata basicamente a evolução de Stark, o excêntrico sem responsabilidades, que quando confrontado com uma experiência que muda a sua vida, compromete-se a reparar o mal que as suas criações mais mortíferas causaram quando foram usadas pela facção “errada” (inimigos dos E.U. da América, of course). Como o Tio Ben (“Homem Aranha”) dizia: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Responsabilidades que o boémio Stark ignora ou negligencia, até ser capturado por terroristas que usam armamento proveniente das suas próprias empresas. Depois de fugir do acampamento – de modo brutal – com a armadura construída em segredo, e regressar aos EUA, Stark anuncia publicamente que a sua companhia vai deixar de conceber armamento. Ao mesmo tempo cria uma armadura muito mais avançada, com o objectivo de neutralizar as armas na posse dos terroristas.
Mas o velho sócio Obadiah Stane não aceita abandonar o lucrativo negócio de vender instrumentos de destruição a ambos os lados do conflito. Recuperando e melhorando a armadura original de Stark, e depois de desmascarado, Stane torna-se um gigantesco vilão couraçado, que na BD foi baptizado “Monge de Ferro”. Com energia limitada, Stark terá que utilizar a sua inteligência e habilidades para evitar que Stane ganhe o confronto e possa desenvolver mais armaduras.
O trabalho dos actores, ao contrário do habitual em filmes de grande orçamento - que gastam o dinheiro todo apenas nos efeitos especiais e se esqueçem de criar um argumento com pés e cabeça (Elektra, Demolidor, Mulher-Gato...), contribui muito para o espírito do filme. Além do excelente personagem composto por Downey Jr., as personagens de Jeff Bridges, Gwineth Paltrow e Terrence Howard são muito carísmáticas e naturais.


O Melhor: As personagens, principalmente Tony Stark. Os efeitos especiais.

O Pior: A luta final contra o Monge de Ferro podia ser um pouco mais longa, mas não deixa de ser espectacular.

Veredicto: É um filme divertido, cheio de ritmo. A não perder, pelos os fãs e mesmo pelos leigos na “matéria”, um exemplo perfeito de um filme feito com carinho e respeito pelas personagens e pela sua mitologia.

P.S. - Só um aviso: Esperem que terminem os créditos finais (as letrinhas brancas que passam sobre o fundo preto no fim dos filmes) porque existe uma cena extra, que vai deixar os fãs de BD com todos os pelinhos eriçados! Vale a pena!

One Response so far.

  1. Anónimo says:

    Ótimo filme mesmo! Excelente entretenimento. Concordo com muito do que você disse.

    Ciao!

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...