Find us on Google+

Widgets


Como fã de longa data da série de livros "Uma Aventura" criada pela dupla de escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, não podia deixar de assinalar no CINE31 o inicio das filmagens da adaptação de um dos livros da colecção, "Uma Aventura na Casa Assombrada" (que já foi adaptada em 2004 no episódio nº3 da terceira temporada da série da SIC). O cinema português precisa de diversidade, e estas iniciativas de produzir algo diferente são sempre de louvar. Pelo menos se reproduzirem como deve ser parte do storyboard (aqui) deve ter umas sequências bem interessantes, diferentes do que se pode fazer numa série de TV.
Quanto ao elenco, parece-me bem escolhido, Francisco Areosa repete como o intrépido Chico, as gémeas Margarida e Mariana Martinho (vistas nos Morangos com Açucar) como as gémeas Luísa e Teresa respectivamente; César Brito (Chiquititas, Rebelde Way) como o "canina" João; e Luís Lopes como Pedro, o cérebro do grupo de aventureiros.




Abaixo ficam algumas noticias da imprensa on-line sobre o assunto:


"«Uma aventura na casa assombrada» adaptado ao cinema


O livro «Uma aventura na casa assombrada», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, está a ser adaptado para cinema.

O filme, cujo projecto foi apresentado terça-feira [21 de Julho] aos jornalistas, estreará no final do ano e pretende ser uma aposta da Valentim de Carvalho Filmes no cinema juvenil. Sara Salgado, que foi lançada na série «Morangos com Açúcar», será a protagonista.

O produtor Manuel Fonseca sublinhou que o objectivo é impulsionar a produção de cinema português para um público infanto-juvenil. «Está quase tudo por fazer no cinema português», referiu o produtor à agência Lusa, lamentando a lacuna em relação a filmes portugueses destinados aos mais novos e que ainda são encarados como «um género cinematográfico dito secundário».

O filme «Uma aventura na casa assombrada», realizado por Carlos Coelho da Silva, é uma adaptação de um livro da colecção «Uma aventura» e começou a ser rodado na segunda-feira.

«Partimos da adaptação de um dos livro mais importantes, de uma colecção literária que é essencial, fundamental na edição portuguesa», disse Manuel Fonseca à agência noticiosa.

«Essas obras criaram um imaginário, criaram cultura, criaram valores morais e valores estéticos para várias gerações de portugueses e são esses os valores que queremos respeitar e engrandecer neste filme e são esse valores que não existem no cinema português», sublinhou o produtor.

A rodagem prolongar-se-á pelas próximas cinco semanas com filmagens de interiores em estúdio e exteriores em Sintra, aproveitando os ambientes da localidade para um filme que pretende ser de mistério e suspense, povoado de fantasmas, falésias, escarpas e muitos efeitos especiais.

A estreia está prevista para o final do ano, com o produtor Manuel Fonseca a classificá-la de «um grande acontecimento de Natal».

Carlos Coelho da Silva, que rodou anteriormente «Amália, o filme», referiu que o projecto de adaptação da história de «Uma aventura» já estava ser pensada há vários anos, pelo menos desde 2000, quando rodou para a SIC a série televisiva daquelas histórias.

«Encontrei nas adaptações que fiz um sentido muito cinematográfico nos livros das autoras», referiu o realizador que, no caso de «Uma aventura na casa assombrada», irá manter a história original, adicionando-lhe algumas peripécias de outros livros da mesma colecção.

Ana Maria Magalhães, que tem vindo a acompanhar o processo de adaptação, afirmou que é uma honra ver chegar ao cinema uma das histórias que escreveu com Isabel Alçada. "
in TVI24.OIL.PT

" Uma Aventura na Casa Assombrada» já está em rodagem

A nova longa-metragem da Valentim de Carvalho Filmes é um projecto pioneiro de cinema juvenil.


A VC Filmes anunciou hoje [23 de Julho] o arranque da fase de rodagem do filme «Uma Aventura na Casa Assombrada», um projecto de cinema juvenil baseado no livro homónimo da colecção «Uma Aventura», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Com realização de Carlos Coelho da Silva, «Uma Aventura na Casa Assombrada» é uma adaptação à tela de um dos livros da clássica colecção juvenil, sobre as aventuras de um grupo de amigos. Os actores Sara Salgado, Francisco Areosa, César Brito, Margarida Martinho e Luís Lopes dão vida aos jovens protagonistas, enquanto Sandra Barata Belo, Ricardo Carriço, Ana Padrão, Sofia Grilo, Leonor Seixas e Jorge Corrula, entre outros, completam o elenco.

A colecção «Uma Aventura» é uma marca fantástica, com mais de oito milhões de livros vendidos, 51 volumes editados, que enaltecem os nossos valores morais, ecológicos e geográficos, através de uma diversidade imensa de locais e situações para o palco das aventuras.

Este é a terceira aposta cinematográfica da VC Filmes, que sucede a Amália, o Filme e Salazar – A Vida Privada, que demonstra ter objectivos ambiciosos.

De acordo com o produtor Manuel S. Fonseca, «a VC Filmes visa promover um novo género na produção cinematográfica portuguesa, a do cinema juvenil. Não só para preenchermos uma lacuna, que existe, mas acima de tudo oferecer um espectáculo de grandes emoções, um espectáculo de aventuras físicas e visuais excitantes. Este é um filme que começa entre escarpas, com escaladas arriscadas a falésias e que, depois, nos transporta para situações de mistérios com efeitos especiais pouco comuns no cinema português».

Carlos Coelho da Silva, realizador, considera que o grande desafio deste filme é o de «conquistar a atenção do público. Ao abranger várias gerações, vai além dum mero exercício de estilo que seria de esperar num filme de terror. O sobrenatural e as cenas de acção cruzam-se com histórias emocionantes, em que a amizade, os laços familiares, o romance, a cobiça e o humor completam a narrativa e cativam o espectador. O enredo é ritmado e as cenas sucedem-se a uma velocidade invulgar no cinema português”.

«Uma Aventura na Casa Assombrada» é um projecto de grande emoção e espectacularidade, entre falésias escarpadas para o mar, florestas densas que parecem ganhar vida e um segredo perdido nos confins do México do século XVI, rumo a uma casa que esconde tesouros, fantasmas e estranhos desaparecimentos.

Na casa assombrada esconde-se o segredo do «Espírito do Mundo», um diamante vermelho de 95 quilates, único no planeta e com poderes mágicos, protegido pelos fantasmas de uma civilização desaparecida há 500 anos.

Uma casa, um tesouro, um mistério, mil fantasmas e um grupo de seis jovens destemidos dispostos a tudo para ajudar uma jovem princesa amaldiçoada… numa adaptação que cruza a aventura com a comédia e o fantástico com o suspense."
In SAPO Cinema

Mais detalhes:

Podcast "Nuno e Nando" com Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Site da Valentim de Carvalho
Story Board (.pdf)
IMDB ("Uma Aventura na casa assombrada)
IMDB (As séries de TV)

by Prometheus31

8 comentários até agora:.

  1. Anónimo says:

    Espero que o filme esteja bom!
    Em relaçao ao novo elenco concordo com a saida das gemeas figueiredo e a entrada das gemeas martinho. O Chico que transita da ultima serie, mas gostava de ver o rudy rocha e o pedro nolasco nos papeis de joao e pedro de novo! O césar brito tambem foi bem escolhido mas acho que o Pedro Nolasco fez bem o seu trabalho.

  2. Não gosto muito dos novos actores.

    Os anteriores (Pedro Nolasco, Rudy Rocha, Francisco Areosa e as gémeas figueiredo) foram os melhores de todas as séries.

  3. uma aventura-fãs says:

    vê o meu blog e comenta

    http://uma-aventura-oficialfas.blogs.sapo.pt

    estou anciosa pelo filme

    beijinhos grandes

  4. Anónimo says:

    nao da para ver

  5. Anónimo says:

    nao da para ver

  6. "Anónimo": o que é que não dá para ver?

  7. Anónimo says:

    tenho 10 anos e adoro os episodios de uma aventura...adoro mesmo...muito...o meu irmao queixa-sse que esta sempre a dar os mesmos episodios mas eu nao me importo odarovos-pedro chico teresa e luisa joao faial e o pastor alemao...gostava de os conhecer pessoalmente e o meu sonho...por favor dee-me o mail deles por favoooorrrrrrrrrrr


    caso me queiram enviar o meil deles o meu e nunoferreira1999@gmail.com...

  8. Leiam a minha crítica ao filme aqui: http://cine31.blogspot.com/2011/01/uma-aventura-na-casa-assombrada-2009.html

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...