Find us on Google+

Widgets


Este texto já é devido há muito tempo, visto a grande quantidade de visitantes do blog que procuram informações sobre esta produção da SIC, que adapta (bem livremente) "Uma Aventura na Casa Assombrada", um dos livros da popular colecção "Uma Aventura", da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Mas só recentemente tive oportunidade de ver o filme, e aqui ficam os meus pensamentos sobre a produção:

Sinopse
"O filme conta as aventuras de Chico, João, Pedro e das gémeas Luísa e Teresa, que saem em busca do "Espírito do Mundo", um suposto diamante asteca que havia sido roubado vários séculos atrás.
A aventura começa quando, durante um fim-de-semana na Serra de Sintra, os cinco amigos travam conhecimento com Filipa que os convida para a sua casa. Ali, terão de enfrentar índios pouco amistosos, fantasmas, um assassino alemão e vários outros poderes mágicos."
in Wikipedia


A realização de Carlos Coelho da Silva (O Crime do Padre Amaro; Amália, o Filme e das 3 primeiras temporadas da série Uma Aventura) - aqui com mais recursos que na série de TV - tem pelo menos o mérito de deixar claro desde o inicio que estamos a ver um filme e não um episódio exibido num ecrã grande. A fotografia é bem razoável, até acima do habitual em filmes portugueses, mas esse facto não compensa que o filme tenha um estilo irregular, indeciso, não só a nível técnico, mas de argumento, actores e montagem. O excesso de personagens com pouca relevância, prejudica o andamento da narrativa relativamente simples, mas que não é ajudada pelos vilões idiotas (percebo a necessidade de comic relief, mas...) e sequências ridículas ou desnecessárias e mal planeadas. Temos, além do elenco protagonista, várias caras conhecidas mas subaproveitadas. Dos actores apenas Sandra Barata Belo (Amália, o filme) parece estar a divertir-se à grande no seu papel duplo... 


Já não faço parte do público alvo (pelo menos etário) do filme, mas como antigo fã da colecção de livros, pela qual guardo grande carinho, lamento que o resultado final não seja melhor, porque acredito que o cinema nacional deve ser diversificado (além dos delírios e private jokes realizados por meia dúzia de subsidiados. Por isso sempre que alguém faz algo de um género diferente, merece a minha atenção) e também porque gostava de continuar a ver as aventuras das gémeas, do Pedro, do João e do Chico no ecrã, grande ou pequeno.

Mais sobre o filme no Cine31: "Uma Aventura..." , IMDB [3.8 pontos] e na Wikipédia.


"Uma  Aventura na Casa Assombrada":

Categorias: , , ,

5 comentários até agora:.

  1. Gema says:

    Eu também era fã dos livros, mas tu só me vens confirmar a ideia de que não vale a pena sequer vê-lo, para não me desiludir.
    Beijocas

  2. Para mim foi mesmo uma desilusão, apesar de não ter as expectativas muito altas ;-)

  3. Concordo.

    "Uma Aventura na Casa Assombrada": 2*

    "Uma Aventura na Casa Assombrada" é apenas um filme razoável, o livro e o episódio da série são bem melhores.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    PS, se quiseres ler a minha análise completa podes fazê-lo aqui: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2016/02/uma-aventura-na-casa-assombrada.html

    PS PS, o filme é mais infantil do que o livro.

  4. Eles não envelhecem xD Que idade devem ter os personagens no livro atual? É uma curiosidade que tenho.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...