Find us on Google+

Widgets


Caros leitores, abandonei brevemente as férias para publicar um post com uma crítica da autoria de um convidado especial: Fernando Machado. O filme analisado é "The Accused", de 1988, "Os Acusados" em Portugal. Passo agora a palavra ao Fernando:

Os Acusados (1988) por Fernando Machado

Muito recentemente, tive oportunidade de visionar o filme The Accused (Os Acusados), realizado pelo gaulês Jonathan Kaplan e produzido, para a Paramount Pictures, por Stanley R. Jaffe e Sherey Lansing, com banda sonora de Brad Fiedel.
A vencedora de dois Óscares da Academia para melhor atriz, Jodie Foster, (que obteve um pela atuação nesta longa metragem) é Sarah Tobias, uma jovem de classe baixa, consumidora habitual de álcool e droga que é agredida e violada num bar dos subúrbios. Para a ajudar em tribunal é chamada Kathryn Murphy (interpretada por Kelly McGillis), uma advogada bem-sucedida. Se de início a relação entre ambas é marcada por desrespeito mútuo (o que culmina num acordo entre os advogados de acusação e de defesa, para que os condenados não fossem julgados por violação, medida que colide com a vontade da vítima), à medida que o filme avança, estabelece-se uma aproximação, quase familiar, entre as duas. Devido a este clima de simpatia, a advogada, apesar de ter as probabilidades contra si, decide arriscar, levando a tribunal os homens que, alegadamente, incitaram à violação. Mas, agora, ante os juízes, serão Sarah e Kathryn capazes de vencer? Ou será que os réus sairão em liberdade? Algo é certo: não vai querer perder a obra cinematográfica nem por um pequeno instante!
Apreciei muito o filme devido ao desafio entre os advogados de defesa e de acusação. Enquanto a representante de Sarah apela aos sentimentos dos jurados presentes, os advogados de defesa optam por “culpar” a vítima, como se a jovem tivesse provocado a violação de que foi alvo. A forma como o realizador organizou este filme também é interessante, recorrendo à analepse, pois a ação começa com a fuga de Sarah do bar e termina com o esclarecimento do que ocorrera antes da vítima se escapar do estabelecimento.
Em suma, creio que se trata de um bom filme, original, e que retrata exemplarmente os meandros da justiça e os esquemas/negociações pouco ortodoxas que os advogados, em geral, utilizam. Aproveite também para assistir à excelente atuação de Jodie Foster, que se tem demonstrado uma atriz muito versátil (já representara uma agente do FBI que se relaciona com um psicopata – O Silêncio dos Inocentes, uma jovem prostituta – Taxi Driver e, agora, interpreta uma rapariga violada que luta por justiça).

------

Trailer de "Os Acusados":

 
-----

Muito obrigado ao Fernando pela colaboração!
E aproveito para lembrar aos nossos leitores que estamos sempre receptivos às vossas criticas e opiniões! Esperamos que mais contribuições cheguem no futuro, deste e de outros leitores que se inspirem a falar sobre a sétima arte.
Enviar criticas, opiniões e sugestões para cine31@gmail.com.

Outras críticas de convidados especiais: "CINE31 - Convidados Especiais"

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...