Find us on Google+

Widgets

Escrevi estas linhas que se seguem na Enciclopédia de Cromos por altura de um aniversário da estreia de "X-Men" ou "X-Men: The Animated Series" [31 Outubro 1992 - 20 Setembro 1997 ].

Uma das minhas séries animadas favoritas de sempre, não posso actualmente garantir se é ou não um prodígio de qualidade, porque já lá vão uns anos, mas sou desde essa altura - talvez ainda uns anos antes - um grande fã das aventuras em BD dos X-Men, os principais mutantes da Marvel, e era uma delicia ver no nosso ecrã a reprodução (bastante fiel) das mais importantes arcos narrativos da banda desenhada dos heróis, principalmente do período de Chris Claremont, mas com os personagens a usarem o visual e uniformes das histórias contemporâneas, no estilo inconfundível de Jim Lee.
Os X-Men são uma equipa de heróis mutantes. No universo Marvel, mutantes são pessoas que nascem com poderes e habilidades extraordinárias. Estas diferenças causam medo e preconceito na população humana e geram perseguições e até genocídios. Desde o inicio, o sector mutante da Marvel serviu como uma alegoria para denunciar problemas da sociedade como o racismo ou a homofobia, referenciar acontecimentos do passado como o Holocausto, e o ambiente sci-fi e poderes sobre-humanos facilitava a abordagem desses temas sem ser demasiado explícito num país tão puritano.
X-Men Nº 1 (1963)
Os X-Men originais surgiram em 1963, na revista de banda desenhada "X-Men" Nº1. E muito antes dos filmes em imagem real, logo nos anos 60 ganharam vida nos chamados "desenhos desanimados" tal a qualidade da animação de "The Marvel Super Heroes" (1966) [genérico], e nos anos 80 como convidados especiais do Homem-Aranha em "Spider-Man and His Amazing Friends" (1981-83) [vídeo], e ainda como protagonistas do piloto falhado "Pryde of the X-Men" (1989) [Vídeo: Episódio Completo Legendado]. Apesar de não dar origem a mais episódios, foi lançado em VHS e até um jogo de luta em 1992: "X-Men".
O sucesso chegou finalmente com a série de 1992, ampliando até a audiência dos X-Men para fora do círculo de leitores de BD.
O genérico é magnifico, a música inesquecível:
O autor da música, Ron Wasserman, também foi o responsável pelo tema da primeira temporada dos "Power Rangers (1993-...)".
O genérico acima apresenta de uma forma muito dinâmica e concisa os heróis protagonistas:
Cíclope/Cyclops/Scott Summers - O torturado e soturno líder de campo dos X-Men. O seu poder é quase uma maldição que não consegue controlar, sendo obrigado a usar 24 horas um visor ou uns óculos especiais, sob risco de involuntariamente causar grande destruição com as suas rajadas ópticas.
Wolverine/Logan - O anti-herói canadiano que depois de uma longa vida de sofrimento procura redenção. O seu poder principal é o de regenerar qualquer ferida que sofra. Possui um esqueleto artificial e garras feitas do material mais forte do planeta, adamantium.
Rogue/Anna Marie - Criada pela vilã Mystique, Rogue tem a habilidade de absorver poderes e memórias através do toque, o que lhe impossibilita ter uma vida normal. Os outros poderes que exibe - invulnerabilidade, super-força e voo - foram permanentemente absorvidos da heroína Ms. Marvel.
Storm/Tempestade/Ororo Monroe - Depois de uma infância como órfã a viver nas ruas, a vida de Ororo mudou na adolescência com o despertar dos seus poderes de controlo do clima que também lhe permitem voar e disparar relâmpagos, por exemplo.
Besta/The Beast/Henry McCoy - Um génio cientifico que ficou preso num corpo grotesco e coberto de pelos azuis durante uma experiência mal sucedida para remover os poderes de habilidade e força.
Gambit/Henry LeBeau - O galã e cafajeste cajun não perde uma oportunidade de se atirar a Rogue, apesar dos poderes desta impossibilitarem qualquer tipo de relação mais séria. Criado entre ladrões e assassinos, Gambit encontra nos X-Men uma família e a oportunidade de usar para o bem os seus poderes de carregar objectos com uma carga explosiva. Mas apesar de poder aplicar poder a qualquer objecto, as suas armas de eleição são os aparentemente inocentes baralhos de cartas.
Jubilee/Jubilation Lee - Resgatada pelos X-Men no primeiro episódio, a órfã Jubilee é a mais nova do elenco e vê em Logan uma figura paternal com um coração de ouro por detrás dos modos brutos. Sempre a tentar incluir-se nas missões dos adultos, a irreverente adolescente funciona como os olhos do espectador a descobrir um mundo e personagens novas.
Jean Grey - No início da carreira - pelo  menos na BD - Jean utilizava o nome de código Marvel Girl. A  poderosa ruiva tem grandes habilidades telecinéticas e de telepatia. Namorada de Cíclope, é cobiçada por Wolverine. Na terceira temporada Jean é dominada pela personalidade da Fénix Negra, uma força cósmica extremamente poderosa e perigosa.
Professor X/Charles Xavier - Um poderoso telepata preso a uma cadeira de rodas, Xavier fundou os X-Men para lutar pela convivência e aceitação entre humanos e mutantes, parando ameaças a toda a humanidade.
No genérico não surge Morph, o membro dos X-Men aparentemente morto no primeiro episódio que tem a capacidade para alterar a sua forma à vontade. Ao longo das temporadas muitos heróis vão surgindo, incluindo os X-Factor (a versão governamental dos X-Men) e a Tropa Alfa (os homólogos canadianos do X-Factor), e versões envelhecidas vindas de futuros pós-apocalípticos dominado pelos Sentinelas - gigantescos robots caçadores de mutantes. Inspirado pelos arcos "Dias de um Futuro Esquecido" (que já tinha inspirado a saga do "Exterminador Implacável") e "Era do Apocalipse" temos personagens que vieram do futuro para modificar o passado: "Bishop" e "Cable".
Os vilões do genérico liderados no genérico por Magneto (Eric Magnus Lensherr, antigo amigo do Professor X, domina os metais) incluem a "Irmandade dos Mutantes" um grupo de terroristas comandados pela metamorfa Mystique: Pyro, Avalanche e Blob. No decorrer da série surgem vilões como os Morlocks (mutantes deformados que vivem em comunidade nos esgotos), Apocalipse, Sr. Sinistro, Dentes de Sabre, Omega Vermelho, Juggernaut, A Falange, Mojo, etc; além de uma série de cameos ou aparições especiais. A Wikipédia tem uma boa lista dos personagens da série: "List of X-Men (TV series) characters" (em inglês).
O site DRG4 tem uma página dedicada aos erros e correcções efectuadas no episódio piloto: "DRG4's Exclusive X-Men Cartoon Pilot Differences". Por terem sido encomendados à ultima da hora, os seis últimos episódios foram animados por outro estúdio, com um estilo de desenho mais simples. No Japão foram utilizados dois genéricos com um estilo muito distinto do da série:
Interessantes, mas não chegam aos pés do original. Outra curiosidade foi a realização de crossovers com outra série de êxito da Marvel nos anos 90: "Spider-Man" (1994-98) [vídeo].
O site "Saturday Mornings Forever" tem muitas informações interessantes sobre esta marcante série animada: "Saturday Mornings Forever - X-Men The Animated Series".




O leitor pode saber mais no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr". E claro, continue acompanhando o CINE31.

Categorias: , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...